A presença de cooperativas na área de produção de grãos: um estudo da participação nordestina do matopiba

  • Edith Lemos Ornellas dos Santos

Resumo

O presente artigo levanta dados sobre a contribuição das cooperativas no crescimento da produção de grãos na região Matopiba, analisando-os, especifi camente nos estados que correspondem à região Nordeste – Maranhão, Piauí e Bahia –, considerando a projeção do agronegócio do Ministério da Agricultura referente aos períodos 2010/2011 a 2020/2021. Esses dados sugerem que, devido a questões climáticas, econômicas e estruturais, o quadro dessa projeção não se concretizará e acompanham informações que relatam os problemas do cooperativismo na produção de grãos nesses estados, tais como: perfi l individualista dos produtores, estrutura precária de escoamento da produção e falta de interesse de grandes produtores em compartilhar decisões do mercado com produtores de menor porte num sistema cooperativista, bem como outros entraves que justifi cam a limitada presença do cooperativismo no Nordeste. Palavras-chave: Cooperativismo. Matopiba. Produção de grãos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edith Lemos Ornellas dos Santos
Professora/Pesquisadora, pós-graduada em Gestão e Desenvolvimento de Seres Humanos, pós-graduada em Metodologia do Ensino Superior pelo Núcleo de Estudos Sobre Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural.
Como Citar
Santos, E. L. (1). A presença de cooperativas na área de produção de grãos: um estudo da participação nordestina do matopiba. Revista Teoria E Evidência Econômica, 18(39). https://doi.org/10.5335/rtee.v0i39.3436