Análise da evolução temporal dos pontos fortes e fracos das empresas vinculadas à incubadora tecnológica de Maringá no período de 2007 a 2012

  • Leonardo da Costa Urt
  • Marcelo Farid Pereira
  • Fernanda Helen Mansano

Resumo

Para fomentar a criação e o desenvolvimento de micro e pequenas empresas cujos produtos, serviços e/ ou processos são resultantes do conhecimento científico, surgem as incubadoras de base tecnológica. Com objetivo de acompanhar o desenvolvimento das empresas vinculadas à Incubadora Tecnológica de Maringá, desenvolveu-se um trabalho para analisar a evolução dos pontos fortes e fracos dessas empresas no período histórico de 2007 a 2012. Para isso, foram utilizados os indicadores de desempenho relacionados ao mercado, ao aspecto financeiro, à caracterização da empresa e à inovação. De uma forma geral, os resultados apontam para uma evolução positiva desses indicadores. Palavras-chaves: Incubadoras de base tecnológica. Indicadores de desempenho. Micro e pequenas empresas. Pontos fortes e fracos. Resultados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo da Costa Urt
Acadêmico do curso de Ciências Econômicas da Universidade Estadual de Maringá. Bolsista PIBIC/CNPq-FA-UEM.
Marcelo Farid Pereira
Economista. Doutor em Engenharia de Produção pela UFSC. Professor Associado do curso de Ciências Econômicas da Universidade Estadual de Maringá. Coordenador estratégico da Incubadora Tecnológica de Maringá. Bolsista de extensão tecnológica da Fundação Araucária.
Fernanda Helen Mansano
Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Maringá. Bolsista de Desenvolvimento Tecnológico Industrial do CNPQ.
Como Citar
Urt, L., Pereira, M., & Mansano, F. (1). Análise da evolução temporal dos pontos fortes e fracos das empresas vinculadas à incubadora tecnológica de Maringá no período de 2007 a 2012. Revista Teoria E Evidência Econômica, 18(39). https://doi.org/10.5335/rtee.v0i39.3438