Qualificação do processo de desenvolvimento de produtos: estudo de caso em uma indústria de implementos agrícolas

  • Cassiana Maris Lima Cruz
  • Janine Fleith de Medeiros
  • José Luis Duarte Ribeiro

Resumo

O estudo aqui relatado teve por objetivo investigar como ocorre na prática o processo de desenvolvimento de produtos em uma indústria de implementos agrícolas, para, após, apresentar sugestões de melhoria, conforme descrito nos modelos teóricos de Rozenfeld et al. (2006) e Kotler e Keller (2012). Defi niram-se como escopo as fases iniciais do desenvolvimento, em especial a geração de ideias e a seleção de produtos para portfólio. Os resultados obtidos demonstram que o processo para desenvolver novos produtos ainda não está formalizado na empresa em estudo. Observa-se que não há uma sinergia entre os diversos setores envolvidos desde o início do processo e nota-se que as atividades de geração e seleção de ideias precisam ser aprimoradas. Para tanto, deve-se considerar a participação dos clientes em pesquisas de mercado, desenvolver as equipes interdepartamentais, utilizar técnicas para analisar e validar as ideias, dentre outros aspectos apontados pela pesquisa. Além disso, um importante fator a ser aprimorado refere-se à adoção efetiva de um modelo formal para o processo de desenvolvimento de novos produtos. Palavras-chave: Desenvolvimento de produtos. Implementos agrícolas. Inovação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cassiana Maris Lima Cruz
Doutor em comunicação pela PUCRS. Mestra em Administração pela UFSC. Professora pesquisadora da UPF.
Janine Fleith de Medeiros
Doutoranda em engenharia de produção pela UFRGS. Mestra em Administração e Negócios pela PUCRS. Professora pesquisadora da UPF.
José Luis Duarte Ribeiro
Doutor em Engenharia pela UFRGS. Pós-doutorado na Rutgers University. Chefe do Departamento de Engenharia de Produção e Transportes da UFRGS.
Como Citar
Cruz, C. M., Medeiros, J., & Ribeiro, J. L. (1). Qualificação do processo de desenvolvimento de produtos: estudo de caso em uma indústria de implementos agrícolas. Revista Teoria E Evidência Econômica, 18(39). https://doi.org/10.5335/rtee.v0i39.3439