A estruturação e a gestão do capital intelectual a partir do modelo de navegador de Stewart: um estudo em uma instituição de ensino superior (IES)

  • Faisal Medeiros Awad
  • Jorge Oneide Sausen
  • Daniel Demarchi

Resumo

Este artigo tem o escopo de analisar a estruturação/gestão do capital intelectual em uma Instituição de Ensino Superior Comunitária através do modelo de navegador de Stewart. A utilização desse modelo se justifi ca em razão de que o capital intelectual constitui matéria intelectual e que pode ser utilizada para gerar riqueza dentro das organizações e, principalmente, em uma IES. A pesquisa quantitativa abordou as percepções que os sujeitos possuem sobre o capital intelectual da instituição. Os dados analisados revelam que a IES apresenta uma regular gerência do seu capital intelectual, efetivando ações de caráter estratégico em sua gestão, bem como a satisfação do cliente e valorização da marca. Por outro lado, ela apresenta preocupação quanto à capacidade de sustentabilidade econômico-fi nanceira que viabiliza os projetos e atividades institucionais. O capital intelectual da IES está estruturado basicamente pela gestão do conhecimento, visto que esta é uma organização intensiva em conhecimento e que este é o principal e mais importante ativo que a instituição possui. Com base no conhecimento existente no quadro funcional e na sua estrutura, a instituição busca geri-lo de forma que este seja seu principal fator e diferencial competitivo. Palavras-chave: Capital intelectual. Modelo de navegador de Stewart. Universidade. Vantagem competitiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Faisal Medeiros Awad
Mestre em Desenvolvimento pela Unijui. Professor da Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis da Universidade de Passo Fundo.
Jorge Oneide Sausen
Pós-Doutor em Administração pela EBAPE. Professor titular no programa de Stricto Sensu em Desenvolvimento pela Unijui.
Daniel Demarchi
Mestre em Desenvolvimento pela Unijui. Professor da Faculdade de Ciências Econômicas Administrativas e Contábeis da Universidade de Passo Fundo.
Como Citar
Awad, F., Sausen, J., & Demarchi, D. (1). A estruturação e a gestão do capital intelectual a partir do modelo de navegador de Stewart: um estudo em uma instituição de ensino superior (IES). Revista Teoria E Evidência Econômica, 18(39). https://doi.org/10.5335/rtee.v0i39.3441