A China na cadeia têxtil – vestuário: impactos após a abertura do comércio brasileiro ao mercado mundial e do final dos Acordos Multifibras (AMV) e Têxtil Vestuário (ATV)
Resumo
Setores intensivos em mão de obra no Brasil, como os de calçados, de móveis e de confecções, passam por fortes pressões concorrenciais, em consequência da presença, em seus mercados de atuação, de competidores asiáticos com ambiente produtivo mais favorável à competitividade. Este estudo teve por objetivo investigar a participação da China no mercado têxtil-vestuário mundial e nas relações comerciais com Brasil no período de 1990 a 2009, movida pelo final dos acordos comerciais AMF e ATV. A base informacional do estudo é composta de dados provenientes de instituições nacionais e internacionais. O que se observa é que a presença da China no mercado internacional têxtil-vestuário aumentou, colocando esse país como o principal exportador mundial. Com relação ao mercado brasileiro, ficou demonstrado que, na indústria têxtil e do vestuário, os principais impactos foram a redução de mão de obra empregada e o aumento das importações. Palavras-chave: Cadeia têxtil-vestuário. Mercado chinês. Estratégia competitiva. Acordos comerciais.Downloads
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Como Citar
Costa, A., Conte, N., & Conte, V. (1). A China na cadeia têxtil – vestuário: impactos após a abertura do comércio brasileiro ao mercado mundial e do final dos Acordos Multifibras (AMV) e Têxtil Vestuário (ATV). Revista Teoria E Evidência Econômica, 19(40). https://doi.org/10.5335/rtee.v0i40.3442
Seção
Artigos

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