Uma revisão da dinâmica macroeconômica da dívida pública e dos testes de sustentabilidade da política fi scal

  • Luís Antônio Sleimann Bertussi
  • Divanildo Triches

Resumo

Um dos principais fatos econômicos com que os gestores de política econômica têm se defrontado na última década é a questão do comportamento fiscal dos governos e a consequente (in)sustentabilidade da dívida pública, somada aos seus efeitos sobre a economia. A dívida pública aumentou exponencialmente em inúmeros países, tornando-se algumas vezes insustentável no curto prazo e conduzindo-os a uma série de defaults. Nesse contexto, o presente estudo tem como objetivo investigar os modelos teóricos que abordam a dinâmica da dívida pública e a sustentabilidade da política fiscal. A pesquisa apresenta as principais dinâmicas do deficit público e os efeitos sobre a economia, além de descrever a evolução dos modelos de teste da sustentabilidade da política fiscal e da dívida. Palavras-chave: Política fiscal. Restrição orçamentária intertemporal. Sustentabilidade fiscal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luís Antônio Sleimann Bertussi
Mestre em Economia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Professor da Universidade de Passo Fundo.
Divanildo Triches
Doutor em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor e Pesquisador no Instituto de Pesquisa Econômicas e Sociais da Universidade de Caxias do Sul (Ipes/UCS) e no Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, PPGE/Unisinos e pesquisador CNPq (PQ).
Como Citar
Bertussi, L. A., & Triches, D. (1). Uma revisão da dinâmica macroeconômica da dívida pública e dos testes de sustentabilidade da política fi scal. Revista Teoria E Evidência Econômica, 19(40). https://doi.org/10.5335/rtee.v0i40.3443