Cooperativismo agropecuário e suas contribuições para o empoderamento dos agricultores familiares no submédio São Francisco: o caso da associação de produtores rurais do núcleo VI – Petrolina/PE

  • Kleber Ávila Ribeiro
  • Deise Cristiane do Nascimento
  • Joelma Fabiana Barros da Silva

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar os benefícios e as vantagens que as cooperativas agropecuárias podem trazer para o fortalecimento da agricultura familiar, em especial dos agricultores da Associação de Produtores Rurais do Núcleo VI (APRNVI), no município de Petrolina/PE. No que se refere aos procedimentos metodológicos, foi realizada coleta de dados por meio de levantamento bibliográfico e de pesquisa de campo empreendida no período de março a maio de 2011, mediante aplicação de questionários estruturados com a totalidade dos associados vinculados à associação objeto deste estudo. Os resultados da pesquisa apontam que a constituição de uma cooperativa trará benefícios para seus cooperados, atuando como elemento de transformação social, contribuindo para promover o desenvolvimento local com base na geração de renda e mitigando a exclusão social. Palavras-chave: Agricultura familiar. Cooperativismo. Desenvolvimento local.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kleber Ávila Ribeiro
Economista, especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade Salvador (Unifacs), MBA em Gestão de Cooperativas pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), mestrando em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social pela Universidade Católica do Salvador (UCSal). Professor substituto da Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e professor auxiliar da Autarquia Educacional do Vale do São Francisco (AEVSF).
Deise Cristiane do Nascimento
Economista, mestranda em Planejamento Regional e Urbano pela Unifacs, coordenadora e professora auxiliar do curso de Economia da AEVSF.
Joelma Fabiana Barros da Silva
Graduanda em Economia pela AEVSF.
Como Citar
Ribeiro, K., Nascimento, D., & Silva, J. F. (1). Cooperativismo agropecuário e suas contribuições para o empoderamento dos agricultores familiares no submédio São Francisco: o caso da associação de produtores rurais do núcleo VI – Petrolina/PE. Revista Teoria E Evidência Econômica, 19(40). https://doi.org/10.5335/rtee.v0i40.3444