O setor de máquinas e implementos agrícolas no estado do Rio Grande do Sul: os determinantes de decisões logísticas

  • Cássia Aparecida Pasqual
  • Eugênio Ávila Pedrozo
  • Marco Antonio Montoya

Resumo

Com o objetivo de estabelecer padrões de decisões logísticas, foi realizada uma pesquisa de campo, de caráter exploratório e descritivo, num único momento, considerando duas categorias de produtos, em diferentes portes das empresas do setor de máquinas e implementos agrícolas do Noroeste Rio-Grandense. Para isso, por meio de uma avaliação transversal de posicionamento logístico, analisou-se em que medida as características do negócio influenciam nas decisões logísticas e nos tipos de organização do fluxo de produtos. Verificou-se que não existe um padrão homogêneo de decisões logísticas no setor, sendo este diferenciado de acordo com o porte das empresas. Entretanto, concluiu-se que é possível orientar e direcionar o planejamento e a tomada de decisão através da organização do fluxo de produtos, o qual se constitui num quadro conceitual de apoio à tomada de decisão dos gestores do setor analisado. Palavras-chave: Decisões logísticas. Avaliação transversal. Organização do fluxo de produtos. Setor de máquinas e implementos agrícolas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cássia Aparecida Pasqual
Professora da Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis da Universidade de Passo Fundo (UPF). Mestra em Agronegócios no Programa de Pós-Graduação em Administração - Centro de Estudos e Pesquisas em Agronegócios (Cepan) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Eugênio Ávila Pedrozo
Professor do PPG-Agronegócios/ Cepan/UFRGS. Professor do PPGA/Escola de Administração/UFRGS.
Marco Antonio Montoya
Professor da Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis da UPF. Doutor em Economia Aplicada pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP).
Como Citar
Pasqual, C., Pedrozo, E., & Montoya, M. (1). O setor de máquinas e implementos agrícolas no estado do Rio Grande do Sul: os determinantes de decisões logísticas. Revista Teoria E Evidência Econômica, 19(40). https://doi.org/10.5335/rtee.v0i40.3445

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

1 2 > >>