Diagnóstico técnico-econômico da ovinocaprinocultura no estado do Ceará

  • Robério Telmo Campos
  • Kilmer Coelho Campos

Resumo

Procura-se, inicialmente, tipificar e caracterizar os produtores em grupos homogêneos, segundo os níveis tecnológicos, especificados pelo número de práticas adotadas. Em seguida, identificam-se as ameaças e oportunidades apontadas pelos próprios produtores para melhorar o desempenho da ovinocaprinocultura com vista à proposição de ações específicas que sirvam de base à formulação de planos e programas para o seu desenvolvimento. Para tanto, usa-se uma proposta metodológica de análise de agrupamentos. Os dados utilizados são de fonte primária, coletados por meio da aplicação de questionários. Constata-se que a ovinocaprinocultura, apesar de sua abrangência na região Nordeste e no Estado do Ceará, regra geral, é conduzida ainda com pouca expressão em termos tecnológicos, em comparação a outras atividades agropecuárias estaduais e nacionais. Palavras-chave: Tecnologia. Diagnóstico. Caprinos/ovinos. Ceará.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Robério Telmo Campos
Professor Titular do Departamento de Economia Agrícola da Universidade Federal do Ceará (UFC) – Campus Pici e Doutor em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE – PIMES).
Kilmer Coelho Campos
Professor Adjunto do Departamento de Economia Agrícola da Universidade Federal do Ceará (UFC) – Campus Pici e Doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV – MG).
Como Citar
Campos, R., & Campos, K. (1). Diagnóstico técnico-econômico da ovinocaprinocultura no estado do Ceará. Revista Teoria E Evidência Econômica, 19(40). https://doi.org/10.5335/rtee.v0i40.3446