Compreendendo a redução dos homicídios no estado de São Paulo no período 1998-2008

  • André Luiz Greve Pereira
  • Robson Antonio Grassi

Resumo

Este artigo busca compreender os motivos da recente redução dos homicídios no estado de São Paulo, no mesmo período em que esses crimes aumentavam no restante do Brasil. É feito um estudo bibliográfico sobre as teorias de criminalidade, com ênfase ao trabalho de Levitt (2004), e sua aplicação para o estado de São Paulo no período de 1998 a 2008, avaliando-se quais fatores contribuíram, ou não, para a redução dos homicídios nessa Unidade da Federação. É proposta uma agenda para os próximos estudos e para as futuras políticas de segurança do estado de São Paulo, centrada nos desafios que o sucesso recente em termos de redução da criminalidade implica, visando a uma redução ainda mais significativa desses indicadores no futuro, principalmente em termos de análise de custo-benefício das políticas adotadas. Palavras-chave: Homicídios. Estado de São Paulo. Políticas de segurança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Luiz Greve Pereira
Especialista em Regulação de Aviação Civil na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Mestre em Economia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).
Robson Antonio Grassi
Professor do Departamento de Economia e do mestrado em Economia da UFES.
Como Citar
Pereira, A. L., & Grassi, R. (1). Compreendendo a redução dos homicídios no estado de São Paulo no período 1998-2008. Revista Teoria E Evidência Econômica, 19(40). https://doi.org/10.5335/rtee.v0i40.3450