Serviços veterinários na Região Norte do Rio Grande do Sul: um estudo sobre o comportamento do consumidor em relação a serviços clínicos e estéticos

  • Anderson Neckel
  • Fabrício Zimmermann

Resumo

Esta pesquisa teve como foco central identificar o comportamento do consumidor usuário de serviços veterinários na região Norte do estado do Rio Grande do Sul. A partir da análise teórica dos constructos de comportamento do consumidor, de marketing de serviços e do processo de adoção de compra, optou-se por uma abordagem mista, qualitativa e quantitativa, com o objetivo de aproximar ainda mais o pesquisador do público-alvo. A etapa exploratória foi desenvolvida a partir de um grupo focal e na etapa quantitativa foi utilizado o levantamento survey. A amostra contou com 126 participantes usuários de serviços clínicos e estéticos, que tinham, no mínimo, um animal de estimação. Os resultados obtidos indicam que os produtos mais adquiridos pelos usuários estão diretamente ligados à alimentação e à higiene e que esses consumidores estão dispostos a gastar o quanto for necessário para garantir a saúde de seu animal de estimação. Outro fator importante apontado na pesquisa descreve que os consumidores têm hábitos de consumo ligados à preocupação com o bem-estar do animal, fazendo com que busque frequentemente serviços veterinários e estéticos. Palavras-chave: Comportamento do consumidor. Marketing de serviços. Serviços veterinários e estéticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-03-03
Como Citar
Neckel, A., & Zimmermann, F. (2017). Serviços veterinários na Região Norte do Rio Grande do Sul: um estudo sobre o comportamento do consumidor em relação a serviços clínicos e estéticos. Revista Teoria E Evidência Econômica, 22(46). https://doi.org/10.5335/rtee.v22i46.6760